terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Biobijús e passo-a-passo!

Olá,

Finalmente vim revelar por aqui em meu diário o que gosto de fazer nas horas vagas: criações!!! Fazer minha criatividade fluir.Então,primeiro começo com que mais gosto de fazer,Bijus,e quanto mais diferentes melhor...
Há algum tempo atrás escrevi um tutorial de biobijus para o blog do Projeto Brasilis (meu projeto) sobre o assunto veja aqui,que foi um projeto criado para exercer ainda mais a minha imaginação junto com uma comunidade inteira.Então vamos ao post???

Esse foi um dos nossos primeiros posts sobre a confecção de biojoias,que é uma das principais atividades do Brasilis.
Para começar vamos dizer o siginificado da palavra Biojoias que é,bijus da natureza que vem justamente de bio que significa vida,então vamos usar algo vivo em nós,que simboliza fertilidade e crescimento: as sementes.

Nosso principal forte é a fabricação de bijus naturais em comunidades carentes dos sertões cearenses,bijus que carregam a história e identidade dos povos do norte do Brasil,dos índios e ribeirinhos da Amazônia,buscando divulgar sua cultura.

As nossas Biojoias trazem pontos de macramé,uma espécie de nós,que seguram e arrematam sementes de açaí,tucumã,escamas,madeira e etc,unidas em fios encerrados.Nos destacamos na arte de fazer colares(conjuntos),brincos e pulseiras,como esses:




Para impulssionar ainda mais a tecnica vamos dá um passo-a-passo desse brinco logo abaixo,que é a base para produzir a maioria deles,tirando claro os brincos de madeira e escamas que necessitam de elos e alicates p/bijuterias convencionais.






Então vamos lá:

Você precisa:
-Linha encerada;
-Açaís;
-2 sementes de jupati(ou sementes maiores);
-Ganchos p/brincos;

1)Comece cortando 30 centímetros de fio encerado,você deve ter 6 pedaços de 30cm cada.

2)Dobre 3 fios ao meio(iguais) e os prenda em um gancho e dê um nó simples,lembrando que os 3 pedaços devem ficar iguais nas pontas,como na imagem abaixo,a terceira figura é mais adequada;

3)Após o nó coloque a semente de jupati ou uma maior e faça outro nó igual ao primeiro para prendê-la.

4)Dê um espaço e no meio do fio que restou coloque os açaís,2 em cada perna de linha mas fica a seu gosto e em cada perna faça dois nós,um sobre o outro para não soltar (o mesmo nó sempre) e assim termina sua biobijú.


Feliz 2011!!!!!


Emanuelly Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...