segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Movimento Oásis - O jogo da transformação!


Mundo Social

Algo já te inquietou ao ponto de você querer mudar? Você acha que merece viver em um mundo melhor? Algum problema em teu meio(bairro,comunidade,rua) te perturba? Você tem nem que seja um amigo que compartilha disso com você? Então,você não está sozinho e deve conhecer o movimento oásis.


Oásis é um jogo pela transformação social coletiva.Você transforma e muda aquilo que era feio,pobre,sujo e chocante  por etapas,todos juntos e se divertindo.
O jogo oásis coloca nas mãos das comunidades e pessoas a decisão da mudança,ato de não só ficar na esperança de que tudo com o tempo melhore ou de que um dia alguém ou o governo vai fazer algo por nós.É oásis é a ideia de trabalhar juntos,atendendo as expectativas dos próprios moradores,o que eles querem e esperam para que sua comunidade melhore?


Já imaginou um bando de jovens entrando como um exército do bem em uma comunidade para escutar pessoas,saber dos seus problemas e buscar seus sonhos de melhoria? Então,esse é o primeiro passo: Saber o que eles querem mudar. Assim construímos o mural dos sonhos,que funciona como metas para alcançar os objetivos coletivos da comunidade e assim poder saber o que é necessário,que recursos temos,o que não temos e teremos que buscar,quem pode fazer o que...quem são os ativos da comunidade? Aqueles que possuem sempre alguma habilidade inata,aquele que fala e concentra melhor o povo e assim por diante.



O Mão na Massa é o tão esperado momento da execução dos sonhos,onde todos juntos tentam ser a mudança! É o mutirão coletivo.É a união de forças,onde descobrimos que podemos pintar paredes,reformar cadeiras de sala de aulas,móveis,paredes e até colocar piso. Aí,você pensa: --Isso dar certo? Por incrível que pareça sim.A comunidade se sente tão acolhida,valorizada por um bando de gente que veio de muitos lugares diferentes entrando em sua vida e os perguntando em que gostariam de mudar,que abraçam o projeto e vão juntos,principalmente as crianças.Nessa hora é tudo rotativo,como um círculo virtuoso: Eu vou,então meu amigo vai,o amigo do meu amigo viu que deu certo e foi,o irmão do amigo do meu amigo também ouviu falar e também foi ajudar e assim vai tudo dando certo!


Entretanto,não penses que é fácil para os jovens guerreiros saírem do conforto de suas casas e ajudar a reconstruir uma realidade chocante.Eles devem aprender a não se envolverem ou se influenciarem pelo negativismo.Devem transformar se divertindo. Devem focar nos objetivos e esquecer as horas trabalhadas,o corpo dolorido pelo trabalho não habitual e assim as danças,a água,a terra vira os jogos que instruem os guerreiros e que eles passam para a comunidade interagir uns com os outros.







Isso é um pequeno relato sobre o movimento Oásis,que acabei de fazer com uns amigos em Quixadá-Ce.
Nunca tinha vivido um e por isso muitas dúvidas sobre a veracidade do mesmo rondava minha cabeça e por isso os convido a participar e colaborar com nosso retorno a Quixadá para a construção da brinquedoteca que ficou faltando na comunidade.Para saber mais assista nosso vídeo abaixo:

2 comentários:

  1. Oasis é de fato transformador, experiências que todos deveriam participar um dia!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...