sábado, 7 de janeiro de 2012

Presépios "viventes" do Salento - Itália!

Viaje Bem.

Em minha recente estadia pelo sul italiano,me deparei com uma coisa muito linda e incomum para nós brasileiros: a magia dos presépios vivos ou viventes (como eles chamam) que despertam a magia do natal.

Tricase-Puglia-Itália

Não é apenas uma encenação como estamos acostumados a assistir na missa do galo por exemplo,mas um ambiente todo preparado em espaço aberto,onde existe personagens reais,profissionais(artesãos) exercendo suas funções ao vivo enquanto o público passeia vendo as muitas cenas do nascimento de Cristo.

Marceneiro

Tricô
Paiara-casa típida da região Salentina

Estive em alguns que aconteceram em pleno centro da cidade,onde a multidão (muita gente mesmo) que enfrenta o frio para acompanhar por meus de informações em placas espalhadas pelas ruas o trajeto do presépio com suas cenas,esses fatos aconteceram principalmente na cidade de Specchia na região do Salento na Puglia-Itália.
Specchia-Puglia-Itália

Todas as igrejas ou catedrais possuem seus presépios (convencionais) montados em grutas ou em algum espaço amplo,tendo em vista que os mesmo são sempre muito completos,como o que eu visitei na cidade de Castro na mesma região salentina na Itália.O presépio era dentro de uma gruta,literalmente.

Castro-Puglia-Itália

Na cidade de Lecce podia-se visitar em meio a um pequeno espaço de ruínas antigas o presépio bem estrutura e bonito com cenas típidas da cidade.

Lecce-Puglia-Itália

Entretanto,em meio a todos esses o presépio vivo da cidade de Tricase foi o mais bonito,localizado em meio a um bosque,espaço aberto e destinado unicamente para este fim,com lago artificial com pescadores e barcas,animais,pastores e afins.Lindo! (ver primeira imagem)

Vale até uma curiosidade,todos os presépios italianos possuem um espaço todo especial para a comida (Claro,estamos na Itália,né? rsrs).Sempre tem alguém que cozinha,que faz o macarrão,que come pão ou alguma coisa,hehehe!


Mangia che ti fa bene!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...