quinta-feira, 25 de abril de 2013

Uma pulseira de miçangas e fitas!



Não, não é uma das minhas melhores criações! Mas...é lindinha e fácil de fazer. Para quem inicia no mundo das bijús, é um achado.


Sabe aquelas pulseiras de contas (miçangas) que tem um laço de cetim do lado? Pois é, eu queria uma dessas...hihi!

Eu fiz...usando miçangas de plástico que quase não uso e ficou assim:



Usei três pedaços de linha de silicone, amarrei e em cima do nó coloquei o lacinho.

Ficou Paty, Penélope...minha cara.


Bjs Rosados!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Uma Flor de fitas do Bonfim - Porta-bijús!


Olá, olá...

Hoje é dia de inovação!

Você já esteve em Canindé ou Juazeiro do Norte no Ceará? Em Salvador, na igreja do Bonfim, já?

Eu estive nos três, hehehe! Já fiz ótimas resenhas de viagens desses lugares com fatos muito engraçados...acompanhe, se quiser, nos links abaixo:

- Uma viagem a Salvador, clique e ria aqui.
-Conheça Juazeiro do Norte clicando aqui.


O que nos traz aqui hoje é nosso porta-bijús. Também sustentável, feito de uma caixa de bombons Ferrero Rocher e customizada com pedaço de jeans e fitinhas religiosas.

Vamos lá?




Para fazer esse Porta-Bijú, eu usei:

1- Uma caixa de bombons Ferrero Rocher ( que é de acrílico, ou algo parecido, rsrs).
2-Um pedaço de jeans que cortei em formato oval e colei sobre a caixa com cola quente.
3- Fitas religiosas (essas eu trouxe de Salvador).
4- Um strass, cristalzinho ou qualquer coisa para fazer o botão da flor. Pode ser colado ou costurado.



Para fazer a flor, eu usei duas fitas e fui dobrando-as até formarem a flor 1 (a rosa)  e depois a dois roxa e colei uma sobre a outra. Para finalizar colei o strass no centro...pronto, lindo!

Reaproveitamos três materiais:

-Caixa;
-Fitas;
-Jeans;

Feliz!

Bjs Baianos!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Porta-livros com caixa de cereal!


Oi,

Acho que essa semana irá ser a semana da sustentabilidade, estou frisando muito isso e é muito necessário.

Trago um porta-livros de caixa de cereal, (ontem foi um porta-treco de rolos de papel higiênico clique aqui para ver), para a inspiração hoje. Eu, além de pínceis, tenho muitos livros que ficam em minha estante na sala de visitas, porém, tenho sempre aqueles livros ou revistas que estamos tentando terminar de ler durante a semana e confesso...eu nunca li tanto na minha vida. :D

Para facilitar minha vida e evitar que meus livros (que no geral não são meus, hehehe) fiquem jogados pela casa, fiz esse porta-livro de uma caixa de cereal.

No detalhe minha boneca africana ;)


Inicialmente, ví essa ideia no Blog da minha irmã (conheça clicando aqui) e adorei. Segue as dicas com algumas adaptações da Manú...claro,hehe!

1- Cortei a caixa em diagonal, como na imagem acima.
2- Literalmente piquei folhas de revistas e colei os pedacinhos em toda a caixa com cola branca.
3-Passei uma base para artesanato ou a famosa tinta branca para papel.
4- Dei pinceladas com tinta para papel vermelha na caixa e esperei secar.
5- Fiz os contornos do papel picado com cola dimensional com gliter (ver detalhe abaixo).


Mosaico
Gostou?

Meus problemas acabaram...rs!

Bjs didáticos!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Porta-treco com rolos de papel!


Olá,

Trouxe, finalmente, um artesanato simples, fácil de fazer, bonito e sustentável. Um porta-treco, porta-lápis ou, no meu caso, porta-píncel que fiz para organizar minha mesa de trabalho.

Precisava de um cantinho para colocar meus estimados pínceis e facilitar a organização do lugar do artesanato em minha casa e como já estava juntando rolos de papel higiênico para outras arteirices que já publiquei aqui, pensei em aproveita-los para fazer mais esse trabalhinho.






1-Peguei três rolos de papel e os cortei em três diferentes tamanhos, formando uma "escadinha" de rolos.
2- Pintei, cada um, usando base para artesanato ( uma tinta branca para papel também serve).
3- Cobri cada rola com papel de presente.
4- Colei, com cola quente (é mais eficaz), os três juntinhos como na imagem acima.
5- Esperei secar e fiz o fundo com papelão (caixa de sapatos) desenhando as rodinhas dos rolos nele e após recortando-os e colando também com cola quente.
6- Fiz um acabamento com um fio de nylon com miçanguinhas transparentes ao redor do papelão do fundo (detalhe na imagem, n° 2) e fui cotornando o papelão com o fio com miçangas, colando-o com cola quente.

Ficou legal!

Agora, não perco mais meus pínceis :)

Para quem quer ver os outros feitos com papel segue os links abaixo:

- Flores na parede - decoração clique aqui
-Transformando a casa - Uma árvore com rolos de papel - Clique aqui

Bjs pincelados!!!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Uma embalagem diferente, sustentável!


Artesanato

Gente, tô aqui!!!! Apenas para trazer uma ideia, fácil, simples, criativa e sustentável.

Sabe aqueles potes de cremes que você vai jogar fora???

Pois é...você pode reaproveita-los.

Eu peguei um frasco desses cremes hidratantes para o rosto e o transformei em um potinho decorado para guardar qualquer coisa.

1- Lavei bem o potinho até retirar o último resquício de creme, hahaha!

2- Eu raspei e passei thinner para tirar os desenhos, nomes e afins do pote e deixa-lo branco.

3- Recortei um retalho de jeans do tanho da tampa do pote e colei com cola quente em cima dela.

4-Decorei com um aplique, já velhinho, de borboleta, que você pode trocar por um fuxico.

E ficou assim:

Potinho vai com um presente dentro p/uma de minhas sisters!


Claro que o recorte não ficou assim uma BRASTEMP, né? mas pelo menos se pode aproveitar a ideia, rsrs!


Viva a sustentabilidade!


Bjus ecológicos!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Mais um colar de madrepérola!


Olá,

Só para dizer que não falei das bjus, rsrs! Trago um colar simples que fiz apenas por reaproveitar cordões coloridos de cetim vindos de outro colar que teve seu pingente quebrado,era um pingente de murano vindo de Veneza :( , mas tudo bem...tudo passa e tudo se reaproveita.

Havia guardado um pingente de flor de madrepérola e que estava esperando alguma ideia surgir para usa-lo em algo.
Detalhe do meu pingente de madrepérola

Então, essa ideia venho e venho com tudoooo!!!!

Então, ele ficou assim:


Coloquei um alongador para regular sua medida e na ponta do mesmo uma miçanguinha em formato de florzinha, rsrs! Ficou mais que estiloso.

Florzinha que venho a calhar,rs!


Sem falar que as cores dos cordões combinaram demais!


Bjus Floridos!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Mais um projeto/sonho se realiza!



Neste dia 02/02 mais uma ação envolvendo o povo bonito do Chamado África e o meu povo do Instituto Brasilis se reunirão para culminar 13 meses de ações sociais sobre africanidade no Brasil. Vamos ao encerramento da 2° edição da Campanha Brasilidades: Descobrindo a africanidade do Brasil que deu muito certo e com ela muitos resultados positivos e um impacto social muito grande foi sentido.

Esse é a realização de mais um sonho meu que se tornou de cada pessoa que fez parte da equipe técnica, que participou e se emocionou com ações que fez, que nos contou sua História e cultura, sua bravura em defender o que é seu por direito: exercer sua identidade de negros e negras, promover sua africanidade que lhe corre nas veias.

Me emocionei com vocês, com cada um de vocês da equipe que cresceram na construção desse projeto. Pela garra que um grupo de 07 mulheres é capaz de fazer, vencendo obstáculos, captando recursos, incentivando pessoas através dos exemplos, se superando e trazendo novos rostos para somar e a sonhar junto conosco.

Arte feita por mim: tô ficando boa nisso,rsrs!

Me emocionei com cada ação que recebemos do Chamado África. Cada jovem protagonista e com sonhos de realizações sociais que passei a conhecer e admirar.

Vocês fizeram parte do meu sonho e agora os convido para continuarmos rumo a transformação.

Eu não vou dizer-lhes que irá ser fácil, mas testifico que valerá a pena.

À vocês meus muito obrigada,

Afro-bjus

Manú Oliveira 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Roda africana no Ceará!


Mundo Social

Hoje, finalmente, apareci por aqui...como é difícil manter um blog, mas tudo bem, quando der eu apareço.

Vou relatar algo fantástico que aconteceu na última semana aqui em Fortaleza...uma roda africana ou como eles mesmo chamam "uma rodada africana".

Como faço parte do Instituto Brasilis e do projeto Chamado África...propus para os jovens de Guiné Bissau que moram por aqui e participam do projeto para organizar e executar uma ação para divulgar a cultura africana e captar recursos de uma forma divertida para o projeto.

Sistematizamos tudo, era necessário chamar atenção no meio do pré-carnaval de Fortaleza e de quem passasse na orla. Todos os jovens guinenses foram trajados, com roupas típicas africanas com seus tambores e instrumentos, abrimos a roda e começaram a cantar e dançar pra valer, fazendo quem passava parar e observar e até mesmo dançar. Enquanto, eles atraíam o povo, eu e mais duas garotas oferecíamos os kit's do projeto unicamente confeccionados p/ esse fim por um valor simbólico de R$2,00. Os kit's eram compostos por um chocolate, um lápis e um adesivo do projeto. Essa é uma boa ideia para captar recursos, se você não conhece africanos, pode levar um violão e uma galera animada p/ cantar, uma sanfona e um triângulo fecha a roda e venda seus kit's...os pontos turísticos ou praias são lugares maras!!!

Então mãos à obra...temos muito que mudar.

Para quem quer conhecer o Chamado África, projeto esse que visa levar 76 jovens ao continente africano (Guiné Bissau) em 2013 para ações humanitárias, intercâmbio e formações...curtir ai a página do projeto no facebook clicando aqui e faça parte desse movimento pela valorização da cultura africana.

Afro-Bjus


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Um 2013 abençoado!

Arte feita por mim para tod@s que fazem o projeto que idealizei acontecer!


Acredito na transformação de tudo e de tod@s....acredito que podemos mudar o mundo a partir do nosso e que podemos fazer o outro feliz com muito pouco. Por isso, desejo a todos que visitam meu diário um 2013 repleto de ações para o bem comum e que a mudança faça parte do seu dia-a-dia. São meus sinceros votos.

Bjos renovados!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...